“Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.” (Sl. 126:3)

As primeiras reuniões do que hoje é a Primeira Igreja Batista em Guarapari foram embaixo de uma árvore no bairro de Muquiçaba a partir de 1944. A PIB em Vitória, sob a direção do Pr. Walter Kaschel, assumiu o então ponto de pregação, transformando-o em congregação em 1946.

Em 12/12/1959 ocorreu a organização da congregação em igreja, sendo o concílio de exame presidido pelo Pr. Nilson do Amaral Fanini com os seguintes pares: Pr. Joel Lopes Silveira, Pr. Walmiro Rosa, Pr. Fernando V. Drumonnd, Pr. Onézio Azolim da Silva, Dr. V. Lannes e Hilkias Guizan Gonçalves.

O primeiro terreno da igreja emancipada foi na Rua Joaquim da Silva Lima (até a Rua Pedro Caetano), onde foi construído o primeiro templo. Mas, já havia a necessidade de um novo, razão pela qual em outubro de 1975 foi adquirido o terreno à Rua Professor José Queiroz.

Começou, então, a construção do hoje chamado Templo Azul e, em outubro de 1977, a igreja começou a se reunir nesse espaço. Depois do nosso cinquentenário, Deus direcionou a igreja na aquisição de um terreno na Rua República Árabe Síria, 120, onde hoje, para glória de Deus, nos reunimos para as celebrações ao Senhor.

Em abril de 2018 lançamos o projeto Redes de Voluntários, visando a promoção social em nossa comunidade. Com a graça de Deus, neste aniversário, já ultrapassamos a marca de 10.000 serviços prestados à comunidade local, dentre atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, jurídicos. Além de dignidade e beleza, auxílio material, fonoaudiologia, fisioterapia e prática esportiva.

Pastores na história da PIB Guarapari: Pr. Onézio Azolin (1959-1972), Pr. José Borges (1975-1981), Pr. Gerson Moreira (1982-1989), Pr. José do Nascimento (1990-1994), Pr. Doronézio Andrade (1994-2017) e Pr. Raphael Abdalla (2018-atualmente).

Igrejas filhas da PIB Guarapari: Igreja Batista na Praia do Morro, Igreja Batista de Alvorada, Terceira Igreja Batista em Guarapari, Igreja Batista de Meaípe, Igreja Batista em Muquiçaba, Igreja Batista Memorial em Kubistchek, Igreja Batista em Jabaraí, Igreja Batista Memorial em Viana, Igreja Batista em Camurugi, Igreja Batista Nova Canaã e Igreja Batista em São Gabriel.